Deficiência física de personagens históricos é ignorada

Caros amigos,
Uma matéria do Estadão destaca o quanto a história escondeu as deficiências de personalidades notórias.
Acho que devemos refletir sobre isso. No Brasil e no mundo, historicamente, os deficientes são escondidos e levados a camuflarem suas deficiências, seja por vergonha ou por medo de não ser aceito.
Eu mesma, quando comecei a trabalhar, escondia das pessoas que tinha deficiência visual e enxergava muito pouco. Ainda bem jovem, trabalhei no comércio e lembro-se de ter que decorar toda a tabela de preços e de códigos de produtos, pois não consegui8a ver os preços e códigos e, em casa, minha mãe ou irmãs copiavam para mim ou, quando era possível, tirava uma cópia ampliada para estudar até gravar tudo. E quando a tabela mudava, tinha que fazer tudo novamente. Claro que um dia alguém percebeu minha deficiência e, em pouco tempo, fui demitida. Mesmo tendo sido a melhor vendedora por meses, ganhando inclusive prêmios na empresa.
Deficiência física de personagens históricos é ignorada
Presidente americano Franklin Roosevelt e almirante britânico Nelson estão entre as celebridades deficientes.
“A deficiência está associada a excluídos. Quando aparece alguém como Dandolo, ele recebe um status honorário de não deficiente”, diz. “Se tiveram êxito, não podem ser deficientes. Esse aspecto de sua identidade não é priorizado”.
Fonte: Estadão
abraços,